Quer ficar mais motivado? Experimente quase ganhar algo

Motivação | Negócios

Você já deve ter ficado frustrado quando quase ganhou algo e só não conseguiu por um tris. Por outro lado, deve ter ficado com vontade de tentar de novo. Agora, o que talvez você não saiba é que esse efeito motivacional pode influenciar positivamente em outras tarefas.

Essa descoberta foi feita por Monica Wadhwa e JeeHye Christine Kim do Insead. Os pesquisadores fizeram vários experimentos para chegar à conclusão.

Entre eles, identificaram que os participantes que quase ganharam um jogo se envolveram com mais ênfase em outra tarefa subsequente.
No caso, foram estimulados a organizar cartas, o que ocorreu de 23 a 45 vezes mais rápido, se comparado com as pessoas que ganharam o jogo ou perderam por uma margem muito grande.

Em outro experimento, as pessoas correram mais que as demais para conseguir uma barra de chocolate.

O senso comum mostra que ganhar é obviamente muito mais motivador que perder. Mas, segundo os pesquisadores, quando você não ganha por muito pouco, o efeito motivacional na realização imediata de uma tarefa não relacionada com a primeira e que quase o faz perder ou até ganhar, é mais abrangente e positivo, por incrível que pareça.

Em outro experimento, eles perceberam que os participantes, após uma experiência de quase ganhar, gastaram mais dinheiro para consumir um produto que desejavam.

Porém, os pesquisadores notaram que quando o evento desencadeador era interrompido, ou seja, quando o foco era desviado, o efeito de quase ganhar era atenuado.

Esses resultados sugerem que somos muito influenciados por nossos instintos ou desejo competitivo de ganhar, caso tenhamos uma nova chance imediata e, assim, pensamos menos racionalmente na tomada de decisão de gastar ou não mais dinheiro, por exemplo.

Muitos empreendedores já sabem disso há um bom tempo e, por isso, criam eventos, competições, jogos etc. para atrair clientes sedentos por recompensas.

Em tempos de clientes escassos, talvez caiba usar os resultados desta pesquisa e da criatividade para atrair consumidores para seu empreendimento e, assim, tentar aumentar suas vendas.

Já se você é consumidor, cabe seguir o conselho antigo de respirar fundo, contar até dez e só depois tomar decisões quando percebe que está agindo por impulso. A dica parece simples e é, mas, paradoxalmente nada fácil de seguir de bate pronto.

Compartilhe este post:

Outros artigos

artigo_02

A influência das filhas na responsabilidade social dos pais donos de empresas

O papel dos presidentes de grandes empresas no mundo atual não se restringe apenas a trazer resultado financeiro para o ...

artigo_03

Mães empreendedoras geram filhas empreendedoras

As mulheres estão inseridas no mundo do próprio negócio como nunca na história. E isso tem levado muita gente a ...

artigo_04

A forma como negociamos com dinheiro revela sobre perfil empreendedor

O dinheiro, como todos sabem, faz parte da vida das pessoas e é a métrica usada para medir o quanto ...

artigo_05

O poder da curiosidade pode te ajudar a vender mais

O ser humano é curioso e os empreendedores deveriam ficar atentos a esta característica quando planejarem ações inovadoras de marketing. ...