A magia dos preços que terminam com 99

Estratégia | Mercado

Os empreendedores, principalmente aqueles que atuam no varejo, sabem na prática que pequenas variações no preço final de um produto induzem o cliente a comprar mais. E há uma magia quando o preço termina com 99.

Mesmo assim, ainda não é incomum encontrar no comércio, por exemplo, produtos sendo ofertados com os preços cheios, sem aparentes descontos. Isso leva o consumidor a não ter tanto interesse quanto teria se a percepção de desconto fosse maior.

Para provar tal teoria, pesquisadores liderados por Jungsil Choi, da Universidade Estadual de Cleveland, em Ohio, EUA, fizeram um experimento inusitado.

Inicialmente, ofertaram a várias pessoas dois laptops pelo mesmo preço de US$ 600, porém, um deles com visual muito mais atrativo do que o outro. Mesmo assim, cerca de metade dos participantes do estudo escolheram um ou outro laptop, não havendo um que prevalecesse.

No entanto, quando ambos os laptops foram precificados a US$ 599, cerca de 85% dos participantes escolheram o mais atrativo.

A razão aparente para tal fenômeno é que os preços que terminam em 99 levam a uma ideia de desconto, o que minimiza o sentimento de culpa dos consumidores, fazendo com que a compra torne-se não só algo prazeroso, mas também útil.

Nesse momento, os atributos extras do laptop mais atraente tiveram grande relevância na escolha, já que o outro laptop aparentemente não era tão interessante.

Por mais simples que possa parecer esse fato, quem já não ficou tentado a comprar algo porque havia um aparente desconto? Ou preteriu um produto mais bonito por não estar com desconto?

Mesmo com a facilidade que existe hoje em dia em pesquisar preços de produtos na internet antes de efetuar a compra, essa magia parece perdurar.

Por exemplo, ao pesquisar em sites como o Buscapé, você pode encontrar os menores preços não necessariamente com o final 99.

Isso deveria servir de alerta caso você seja um lojista e tenha o menor preço dentre todos os concorrentes. Não se esqueça de, além de oferecer o menor preço, fazê-lo preferencialmente terminar com 99. Depois, verifique se suas vendas aumentam. É provável que sim.

Trata-se de algo simples e que muitos já praticam, mas que alguns empreendedores ainda acham que não traz resultados. Nada como uma pesquisa com dados estatísticos para provar que, de fato, esta estratégia funciona.

Compartilhe este post:

Outros artigos

artigo_02

A influência das filhas na responsabilidade social dos pais donos de empresas

O papel dos presidentes de grandes empresas no mundo atual não se restringe apenas a trazer resultado financeiro para o ...

artigo_03

Mães empreendedoras geram filhas empreendedoras

As mulheres estão inseridas no mundo do próprio negócio como nunca na história. E isso tem levado muita gente a ...

artigo_04

A forma como negociamos com dinheiro revela sobre perfil empreendedor

O dinheiro, como todos sabem, faz parte da vida das pessoas e é a métrica usada para medir o quanto ...

artigo_05

O poder da curiosidade pode te ajudar a vender mais

O ser humano é curioso e os empreendedores deveriam ficar atentos a esta característica quando planejarem ações inovadoras de marketing. ...